Uêba - Os Melhores Links

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Abiogênese X Biogênese

       Abiogênese: o prefixo "bio" significa vida, a letra "a"  no início vem negar o restante da palavra, ou seja, não há vida e gênese significa origem. Em biologia esse termo é usado para definir a origem da vida a partir de algo que não possui vida (matéria inanimada). Essa era uma teoria sugerida por alguns cientistas do passado como por exemplo: Xenófanes, Demócrito, Anaximandro, entre outros tantos. Também ficou conhecida como geração espontânea na qual eles acreditavam que existia um "princípio ativo" em algumas porções de matéria inanimada formando assim um organismo vivo. Essa teoria não tinha embasamento empírico (comprovação a partir de experimentos) era quase que uma sugestão tipo: eu acho que. 
    Biogênese: nessa teoria a vida surge a partir de matéria viva. Por exemplo, o surgimento de larvas na comida ocorrem porque moscas depositaram ovos nela. Francesco Redi (1626-1691) foi um dos pioneiros a fazer esse tipo de pesquisa  partindo de um embasamento científico (observação, hipótese e comprovação através de experimentos). 
     Outro cientista que colaborou com a teoria da biogênese foi Louis Pasteur, ele fez experimentos na segunda metade do século XIX, usando um caldo nutritivo e estéril (fervido anteriormente) dentro de frascos de vidro, um frasco possuía o gargalo (em forma de pescoço de cisne) e o outro frasco o gargalo foi quebrado, no primeiro frasco não houve crescimento de micróbios já no segundo houve crescimento de microrganismos. Levando a conclusão que uma vida surge de outra pré-existente e que o gargalo em forma de cisne mantinha o líquido isolado da poeira contendo micróbios, e que a falta desse gargalo permitiu que a poeira caísse sobre o caldo contaminando-o.

2 comentários:

  1. gente, vocês estão de parabéns ;) li, e gostei muito. o conteúdo é bem simples de ler e entender. Quando estava lendo tive até algumas idéias de como irei apresentar-lo (o trabalho).

    -Kelben

    ResponderExcluir

PlanetaBrasileiro